Esta transmissão DSG é uma experiência formidável de dirigir. Engates absolutamente rápidos, sete marchas... ainda os motores Audi Turbo 1.4 e 1.8, deixam você com água na boca e até desanima quando você pega de volta o volante do seu velho carro.
A Audi inovou ao coloca no mercado uma transmissão de 7 marchas DSG com embreagem a seco. Os modelos 2.0 para cima, DQ250, DL501 e DL381 possuem embreagens em banho de óleo, mas aqui o negócio é no seco mesmo.
Tudo bonitinho até aqui, mas as dores de cabeça foram tantas que a Audi decidiu descontinuar esse câmbio e os carros 2015 em diante já voltaram a utilizar a antiga 09G com algumas atualizações.
Estamos então, diante de uma transmissão fora de linha que equipa um sem-número de Audi A3 e A1, além do Golf 1.4.
Os problemas estão basicamente relacionados a unidade mecatrônica que é o sanduíche eletrônico e mecânico que compreende o módulo eletrônico e o corpo de válvulas em uma única peça. Acredita-se que um problema de dimensionamento no controle da pressão de óleo na bomba causa rachaduras nas paredes do acumulador de pressão que termina se quebrando literalmente em pedaços tamanha é a pressão interna.
Os módulos eletrônicos também tem se mostrado especialmente complicados, manifestando vários defeitos. São algumas versões diferentes e de 2014 em diante eles passaram a fazer a conferência da numeração do chassis. Este avanço tecnológico nos traz um problema que é a impossibilidade de efetuar a simples troca sem que todo o sistema esteja conectado on-line diretamente com a montadora.
Ainda estamos convivendo também com as complexidades do sistema de embreagens que além de terem baixíssimos níveis de tolerância de ajuste, o que termina complicando drasticamente o processo de substituição, apresenta um nível impressionante de ruído de difícil, senão impossível correção, já que estas embreagens são expostas, em contato com o ar e seus componentes vibram naturalmente causando um clac-clac quase impossível de resolver sem que se reduza as folgas a um nível mínimo. Porém, isto pode terminar causando outros novos sintomas ainda mais complicados de serem resolvidos.
A transmissão em si já mostrou alguns defeitos, porém já mais raros. Os ocasionais foram no sistema de garfos e nos sincronizados.
A VW comercializa a mecatrônica somente completa e ela tem um custo médio de R$15.000,00 dependendo do ano e modelo do carro, o que termina sendo inviável quando se considera que o proprietário muitas vezes pagou cerca de 40 mil pelo carro. As peças que o mercado disponibiliza, normalmente são centrais seminovas e eventuais as raras possibilidades de importações que quando foram possíveis, não aconteceram por preços expressivamente menores.
Reparo
A Mecatrônica Presidente tem reparado vários desses modelos, com resultados satisfatórios e garantia específica.
Dirigir um carro equipado com os câmbios DSG da VW se apaixona, pelo conforto e pela velocidade das mudanças de marcha sem nenhuma interrupção na tração para troca.
Daí o nome DSG – Direct Shift Gearbox.